Principais tendências de Marketing Digital em 2018.

O novo ano de 2018 traz consigo uma mudança significativa no paradigma do marketing digital. Estão a surgir novas tendências no mercado e torna-se imperativo que as empresas se adaptem à nova realidade correndo, caso contrário, o sério risco de perder posição, clientes e vendas.

Fique a conhecer as principais Tendências de Marketing Digital em 2018 e prepare, HOJE, o seu negócio para o futuro!

1. Inteligência Artificial.

De acordo com a Social Media Today, prevê-se que o uso da Inteligência Artificial cresça 53% nos próximos dois anos. As ferramentas desenvolvidas, a partir desta tecnologia, têm como principal objetivo melhorar a experiência do utilizador na interação com as marcas, respondendo às suas necessidades de forma rápida e eficaz, sem os gastos que implicam a contratação de recursos humanos.

2018 será o ano em que as marcas começarão a ponderar seriamente o uso da estratégia de bots nas redes sociais para dar suporte e interagir com o consumidor.

2. Influenciadores Digitais.

No dia de hoje, os influenciadores digitais já deram provas da sua importância e eficácia na promoção de produtos/serviços. Assim, um universo que antes era pouco explorado rapidamente se tornou extremamente competitivo. Para evitar a pressão de competir com marcas rivais, as marcas procurarão desenvolver mais relacionamentos de longo prazo com os principais influenciadores sociais em 2018.

Dados avançados pelo Inc. revelaram que, em 2017, as empresas que apostaram em influenciadores digitais alcançaram um retorno de 6,50 dólares por cada 1 dólar investido. Os consumidores, especialmente os mais jovens, preferem conteúdos menos “encenados” e mais naturais. Por essa razão, o conteúdo percepcionado como orgânico, promovido por influenciadores, mostra-se extremamente eficaz.

3. Conteúdos de qualidade em vídeo.

Os vídeos irão continuar a ser o conteúdo por excelência mas a exigência dos utilizadores, no que se refere à sua qualidade e profissionalismo, irá aumentar significativamente em 2018.

Nada nas rede sociais funciona tão bem como um bom conteúdo de vídeo:

Em 2018, os utilizadores irão exigir às marcas vídeos mais profissionais, com um conteúdo melhor estruturado, vídeos 360 º e mais transmissões ao vivo, que possibilitem a interação imediata. Com base neste novo paradigma, as marcas terão de trabalhar mais para corresponder às expectativas dos seus consumidores.

4. Storytelling.

Com o aumento da popularidade, as “histórias” das redes sociais não poderão ser ignoradas pelas marcas em 2018. O formato “histórias”, lançado inicialmente pelo Snapchat, tornou-se um elemento básico no mundo das redes sociais.

Instagram criou o Instagram Stories e agora o YouTube lançou um formato de histórias chamado “Reels“. Cada um oferece características únicas de apresentação mas todos seguem o mesmo conceito. As histórias mostram os melhores momentos do dia-a-dia e a maioria desaparece após um período de tempo pré-definido. Esta natureza temporária cria a necessidade aos utilizadores de ver estes conteúdos antes que desaparecerem. No fundo, estas histórias não são mais do que uma forma divertida de apresentar conteúdo em vídeo. 2018 certamente será um grande ano para as histórias e um desafio de afirmação para o WhatsApp e Facebook. É hora de pensar em histórias como parte fundamental da estratégia de marketing social.

5. Público Local.

As tendências de marketing digital apontam para o crescimento da aposta no público local em detrimento do público global. Em 2018, as ferramentas digitais, com ênfase no motor de busca Google, vão sofrer novas alterações para promover, de forma mais eficaz, a interação entre os utilizadores locais e os negócios locais.

6. Pesquisa por voz.

De acordo com Behshad Behzadi do Google, a pesquisa por voz está a crescer mais rápido do que a procura através da escrita.  As pessoas estão a começar a interagir com dispositivos de voz como parte da rotina e vida diária. Os consumidores estão gradualmente a acostumar-se a interfaces que não requerem nenhuma superfície visual ou entradas físicas. Esta tendência terá um enorme impacto sobre como as marcas comunicam com os seus utilizadores.

Saiba como as principais tendências de marketing digital podem ajudá-lo e comece hoje a projetar o seu negócio na internet, a angariar mais clientes e vendas com uma estratégia eficaz, adaptada ao contexto e aos seus objetivos. Entre já em contacto connosco!

2018-04-11T14:31:34+00:00Janeiro 9th, 2018|Categories: Marketing Digital|

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