O Facebook ouve as nossas conversas e usa os dados para segmentar anúncios?

Notícias recentes sugerem que o Facebook ouve as conversas e usa os dados para segmentar anúncios.

A polémica intensificou-se depois de Christopher Wylie, ex-funcionário da Cambridge Analytica, denunciar a apropriação indevida de dados pertencentes a 87 milhões de utilizadores do Facebook a partir de testes de personalidade e gostos.  De acordo com Wylie, a empresa britânica usou esses dados para criar perfis psicológicos para serem usados nas eleições presidenciais dos EUA, na campanha de Donald Trump.

O Facebook tem acesso ao áudio do nosso telemóvel?

O especialista que denunciou o Facebook revelou ainda ser possível que o gigante das redes sociais tenha acesso ao áudio dos nossos telemóveis e, portanto, às nossas conversas, e que esteja a utilizar essa informação para segmentar os anúncios na plataforma.

Como citado no artigo da Fox News “Is Facebook listening in on your conversations? Cambridge Analytica whistleblower thinks so”, há muito tempo que os utilizadores do Facebook afirmam terem visto anúncios no seu feed referentes a produtos que mencionaram em conversas telefónicas. Em defesa do facebook, Mark Zuckerberg nega o acesso do Facebook a este tipo de dados e afirma acreditar que as situações expostas se tratam de simples ‘coincidências’ ou surgem na sequência de pesquisas, na internet, posteriores às ditas conversas telefónicas.

Perante o Congresso Norte-Americano, Zuckerberg admitiu que o caso da Cambridge Analytica foi um erro lamentável e que tudo fará para que nunca mais volte a acontecer. Relativamente à questão do acesso ao áudio do telemóvel, o fundador do Facebook afirmou que o único momento em que a plataforma tem acesso ao microfone é durante a gravação de um vídeo, quando permitido pelo utilizador.

Quais os dados que o facebook tem sobre os utilizadores?

Atualmente, ainda não existe uma verdade absoluta sobre este tema. Isto é, nada nos garante que Mark Zuckerberg está a mentir mas, perante os relatos de vários utilizadores, também não há certezas de que esteja a falar 100% verdade. O que sabemos, e isso não há como negar, é que o Facebook tem um conjunto de dados demográficos e comportamentais sobre os seus utilizadores. Para além disto, tem uma ferramenta, denominada de pixel, que faz o rastreamento do comportamento dos utilizadores na internet fora da plataforma. Por exemplo, é perfeitamente possível segmentar um anúncio para um conjunto de utilizadores que visualizaram recentemente determinadas páginas ou produtos de um website.

Ficou com dúvidas? Entre em contacto connosco e saiba mais sobre sobre a gestão profissional do facebook.

2018-04-23T18:15:41+00:00 Abril 23rd, 2018|Categories: Marketing Digital|

CONTACTE-NOS

  • 259 320 037
  • geral@goupbuzz.com