Sabe o que é o Link Building?

Trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) requer muita dedicação, estudo e esforço contínuo. Quando falamos em SEO, inevitavelmente surge a questão da estratégia de link building, um dos passos mais importantes, trabalhosos e recompensadores.
Os motores de pesquisa, como o Google, atribuem uma enorme importância aos links. De certa forma, estes funcionam como “votos” e são usados para medir a relevância de um site. Assim sendo, é muito importante conseguir links para um determinado website ou página. Contudo, mais do que a quantidade, os motores de busca atribuem importância à qualidade. Isto é, importa ter links provenientes de websites considerados já relevantes no setor.
Um website sem links dificilmente se consegue posicionar nos motores de pesquisa. Como tal, recebe pouco ou quase nenhum tráfego orgânico.

5 Estratégias de Link Building

1 – GUEST BLOGGING

O desenvolvimento de conteúdos para outros blogs é uma excelente estratégia de link building. O primeiro passo é criar uma lista de blogs da mesma área ou de áreas relacionadas, onde o tipo de conteúdo que temos para oferecer se enquadre. A etapa seguinte passa por escrever conteúdo relevante e original, que possua links externos e links para o nosso website, e apresentá-lo aos donos dos blogs. Se o conteúdo for realmente bom existe uma enorme possibilidade de ser aceite e publicado.

Algumas diretrizes importantes na estratégia de Guest Blogging são:

  • Incluir no artigo um mínimo de 4 links para websites externos com alta relevância;
  • Incluir no artigo de 1 a 2 links para o nosso próprio blog;
  • Não enviar artigos com erros gramaticais ou ortográficos;
  • Incluir imagens nos artigos para tornar o conteúdo visualmente mais agradável.

2 –  PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

A utilização das redes sociais pode ser uma enorme vantagem para a estratégia de link building. O principal segredo é tornar-se ativo na partilha de posts, imagens e novidades. Nas redes sociais, o website pode ser divulgado a várias pessoas que, por sua vez, podem ter interesse em partilhar o nosso conteúdo com as suas próprias audiências, aumentando assim o número de links e a quantidade de tráfego gerado.

3 – CONTEÚDO DE LÍDERES DE OPINIÃO

Os líderes de opinião dão sempre bom conteúdo. Como tal, uma estratégia infalível é procurar osos melhores dos melhores na área e convidá-los a falar de um um tópico atual no nosso blog. Para além de gerar bastante tráfego, a publicação será mencionada e partilhada em outros blogs da especialidade.

4 –  DESENVOLVIMENTO E PARTILHA DE INFOGRÁFICOS

Os infográficos são considerados conteúdos de excelência pela facilidade de leitura e compreensão de determinado assunto e, por isso, são muito procurados por criadores de conteúdos e social media managers para ilustrar os artigos e publicações. Como tal, apostar na criação destes conteúdos é uma forma de incitar à partilha e menção do nosso website.

5 –  LINKS DE WEBSITES RELEVANTES

Na estratégia de link building, o cenário ideal é conseguir que websites com relevância mencionem o nosso artigo e, desta forma, tenham um link a apontar para o nosso website. Para tal, uma forma relativamente simples e fácil de executar é a mencionar essas marcas, personalidades ou blogs numa lista dos melhores da especialidade e enviar-lhes um link desse artigo. Existe uma forte probabilidade de partilharem esse nosso conteúdo com o seu público.

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2018-04-11T14:32:04+00:00 Abril 4th, 2018|Categories: Marketing Digital, SEO|

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