As 6 principais tendências de marketing digital para 2019

O marketing digital está a crescer e a evoluir num ritmo alucinado. Todos os dias surgem novas tecnologias que alteram por completo o paradigma da publicidade online. Deixou de ser suficiente acompanhar as tendências, é agora imperativo antecipar o que está por vi. Estar de olhos postos no futuro é a maior vantagem para as agências de marketing digital e demais players do mercado digital.

Além da utilização de softwares e das novas ferramentas disponíveis, a forma de comunicar também vem se reinventado. Cada vez é mais importante compreender o perfil do público-alvo, a forma como utilizam os meios e fazer a gestão das suas expectativas – a criatividade é posta à prova a cada campanha realizada.

Para que esteja um passo à frente da sua concorrência, reunimos neste artigo as 6 principais tendências de marketing digital para 2019.

As 6 principais tendências de marketing digital para 2019

1 – O MUNDO QUER REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA
Em 2019 é muito provável que as marcas invistam em realidade virtual e realidade aumentada de forma a melhorar a experiência do consumidor. Nesta área, existe um sem fim de possibilidades capazes de diferenciar as marcas do mercado e transportá-las para o top of mind.
O IKEA VR EXPERIENCE, o aplicativo que permite visualizar as soluções antes de as comprar, é um bom exemplo desta nova aposta. Os utilizadores podem experimentar a aparência de uma determinada mobília, por exemplo, com apenas um clique, movendo-o pelo espaço.

2 – PESQUISAS ATRAVÉS DE VOZ
Espera-se que, num futuro próximo, metade das pesquisas sejam baseadas em voz e que, a par disto, exista um crescimento e um desenvolvimento exponencial da tecnologia de reconhecimento de voz. Isto traz novos desafios para os criadores de conteúdo que devem adaptar os discursos a um tom mais conversacional que se alinhe à pesquisa de voz. Para além disto, e uma vez mais, é imperativo que os websites estejam 100% adaptados a mobile.

3 – UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A utilização da inteligência artificial pode ir desde as assistentes virtuais até ao atendimento ao consumidor, mostrando sua versatilidade e, consequentemente, aumentando a eficiência.
Através da tecnologia, robôs imitam o comportamento humano e realizam alguns processos manuais e repetitivos. Para as empresas, esta solução é muito interessante na medida em que permite reduzir o erro humano e aumentar a satisfação do cliente. Os chatbots nos websites e redes sociais, por exemplo, respondem à exigência do imediatismo numa tal medida que torna impossível para os recursos humanos superar ou igualar.
À semelhança de 2018, em 2019, as tecnologias com inteligência artificial levarão o marketing centrado no cliente a um novo nível. Espera-se uma melhor análise de tendências, melhor perfil do target e estratégias de personalização mais sofisticadas, aumentando a assertividade das campanhas publicitárias e abrindo caminho para experiências mais personalizadas.

4 – TORNAR VIRAL ATRAVÉS DE VÍDEO
O vídeo continuará a ser conteúdo rei e os utilizadores continuarão a dar preferência a este tipo de conteúdos mais interativos e dinâmicos. De acordo com a HubSpot, simplesmente adicionar um vídeo a um email aumenta a taxa de cliques em impressionantes 200 a 300%, e colocar um em uma landing page aumenta a taxa de conversão em 80%.

5 – PERSONALIZAÇÃO DA OFERTA
Sabendo que os consumidores são bombardeados, a toda a hora, com publicidade, a estratégia deverá passar por garantir o destaque através de uma oferta personalizada. Isto é, o consumidor deverá sentir que o produto ou serviço apresentado é exatamente aqueles mais adequado para si e o que vai certamente ao encontro das suas necessidades atuais.

5 – CAMPANHAS COM INFLUENCIADORES
É mais que certo o aumento da importância dos social influencers nos próximos anos e as marcas devem parar para se debruçar seriamente sobre isto.
De acordo com a Squid, os influenciadores produzem 66% do conteúdo disponível na internet: artigos, reviews e tutoriais que demonstram os produtos e fazem com que o público veja uma opinião sincera, sem artificialismos que levantam dúvidas e passam desconfiança.
As campanhas, por sua vez, geram mais interação, como mostra um estudo da AdWeek que afirma que os chamados influenciadores, podem trazer um impacto 6 vezes maior nas redes sociais.

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2018-10-26T17:04:12+00:00Outubro 26th, 2018|Categories: Marketing Digital|
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